Serviço de Conserto de Notebook Montagem e Manutenção de Computadores

1 - Apresentação
Próximo Capítulo: 2 - Mercado >
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender

O primeiro computador foi criado em 1946 por John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia e em parceria com o Governo dos EUA, conhecido como ENIAC - Eletronic Numerical Integrator and Calculator.

Em 1949, logo após a criação do ENIAC Mauchly e Eckert começaram a trabalhar em um modelo de computador mais avançado chamado EDVAC - Electronic Discrete Variable Automatic Computer. O EDVAC possuía cem vezes mais memória interna que seu antecessor, o que representava uma grande evolução para a época.

Na mesma época que o EDVAC surge o EDSAC - Eletronic Delay Storage Automatic Calculator inventado pelo cientista inglês Maurice Wilkes, o EDSAC foi o primeiro computador operacional em grande escala capaz de armazenar seus próprios programas.

Em 1953 a IBM passa a dominar o mercado de computadores ao construir seus computadores em escala comercial, com o lançamento do IBM 701 em 1953.

Até então, os computadores eram gigantescos. Só em 1964, os circuitos integrados feitos de cilício permitiram o miniaturização de componentes eletrônicos, o que permitiu reduzir o tamanho e o preço dos computadores. Além desses ganhos, os computadores também obtiveram melhoria de seu desempenho.

Apesar de menores, nas décadas de 60 e 70 os computadores ainda apresentavam aparência bastante grande similares a grandes armários. O primeiro computador parecido com os que são utilizados atualmente foi o Apple II criado por Steven Jobs, dono da empresa Apple.

Todos os sucessores do Apple II possuíam a forma básica predominante na atualidade: teclado, monitor e unidade central de processamento a CPU. Os computadores de uso pessoal ficaram conhecidos como PCs – Personal Computers.

O computador se tornou uma das principais ferramentas utilizadas pela humanidade. “Ele está presente “nos modernos laboratórios revolucionando a microscopia, viabilizando a decodificação genética, monitorando as mais delicadas cirurgias e muito mais; na indústria, vem tornando a produção mais perfeita e econômica; até os eletrodomésticos já contam com a memória eletrônica, capaz de evitar acidentes decorrentes da distração de seus operadores”.(PEREIRA, 2001)

A ampla utilização dos computadores no trabalho e no cotidiano das pessoas gerou oportunidades para novas empresas relacionadas a essa indústria, como por exemplo, empresas de criação de softwares, empresas de capacitação para usuários de computadores, empresas de criação de jogos para computadores, empresas de manutenção de computadores e etc.

Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Empresa de Manutenção e Montagem de Microcomputadores. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

2 - Mercado
Próximo Capítulo: 3 - Localização >
De acordo com pesquisa solicitada pela Intel Corporation e realizada pela Ipsos, em 2010, o mercado brasileiro de desktops e notebooks no Brasil apresenta boas perspectivas para o ano de 2011. Em entrevista 38% dos entrevistados se mostraram interessados em comprar um computador nos próximos 12 meses.

A pesquisa mostrou que 58% dos domicílios do país já contam com pelo menos um computador. A região sudeste aparece no topo do ranking com (66%) e seguida pela região Norte (59%) e Nordeste (42%).

O Distrito Federal se destaca por ter o maior índice de pessoas que fazem uso individual de uma máquina (35,6%). Os estados que apresentaram maior índice de uso compartilhado – onde mais de uma pessoa usa um determinado equipamento – foram o Rio Grande do Sul (91,7%), Pará (91,4%) e Pernambuco (90,6%).

Ameaças e oportunidades

As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.

O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado. Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.

Oportunidade:Aumento da demanda por computadores no Brasil: considerando que as máquinas adquiridas necessitarão de manutenção, apresentarão defeitos e precisarão de atualizações.

As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada identificou a ameaça abaixo listada como sendo a mais significativa:

Ameaça:A queda do preço dos computadores gerando forte pressão de queda sobre os preços de serviços de assistência técnica de notebook.

3 - Localização
Próximo Capítulo: 4 - Exigências Legais e Específicas >
A localização de uma deve ser decidida levando em consideração alguns aspectos, tais como:

a) Adequação aos clientes:Facilidade de acesso; Estacionamento;

b) Adequação aos funcionários:Proximidade de estações e pontos de transporte coletivo;Infraestrutura de serviços (restaurantes, farmácias, bancos);

c) Aspectos urbanísticos e de infraestrutura:Segurança da região;Infraestrutura de serviços públicos (Bombeiros, Polícia, Hospital, Correio);Local sujeito a inundações ou próximo a áreas de risco;Disponibilidade dos serviços de água, luz, telefone e internet;Serviços de recolhimento de lixo.

d) Aspectos econômicos financeiros:Preço de aluguel e qualidade dos imóveis disponíveis;

Cuidados na escolha do imóvel:

Antes de assinar um contrato de aluguel ou comprar um imóvel, é essencial verificar qual é a condição do Habite-se (autorização da prefeitura para que ele possa ser habitado) e as regras de ocupação de solo (cada cidade define regras específicas em leis de zoneamento). Em algumas áreas, não é permitido funcionamento de atividades comerciais. Além disso, imóveis que têm declaração residencial não devem ser usados para fins comerciais.

Home Office:Um técnico de manutenção de computadores pode optar por montar sua empresa em casa. Para tal, ele poderá montar seu laboratório em um cômodo da casa e fazer o atendimento ao cliente em domicílio.

Serviço de Montagem e Manutenção de Computadores
4 - Exigências Legais e Específicas
Próximo Capítulo: 5 - Estrutura >
Para dar início ao processo de abertura da empresa é necessário que se cumpra os seguintes procedimentos:

1) Consulta Comercial

Antes de realizar qualquer procedimento para abertura de uma empresa, o primeiro passo é realizar uma consulta prévia na prefeitura ou administração local. A consulta tem por objetivo verificar se no local escolhido para a abertura da empresa é permitido o funcionamento da atividade que se deseja empreender. Outro aspecto que precisa ser pesquisado é o endereço. Em algumas cidades, o endereço registrado na prefeitura é diferente do endereço que todos conhecem. Neste caso, é necessário o endereço correto, de acordo com o da prefeitura, para registrar o contrato social, sob pena de ter de refazê-lo.

Órgão responsável:Prefeitura Municipal;Secretaria Municipal de Urbanismo.

2) Busca de nome e marca.

Verificar se existe alguma empresa registrada com o nome pretendido e a marca que será utilizada.

Órgão responsável:Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples) e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

3) Arquivamento do contrato social/Declaração de Empresa Individual

Este passo consiste no registro do contrato social. Verifica-se também, os antecedentes dos sócios ou do empresário junto a Receita Federal, através de pesquisas do CPF.

Órgão responsável:Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples).

4) Solicitação do CNPJ

Órgão responsável:Receita Federal.

5) Solicitação da Inscrição Estadual

Órgão responsável:Receita Estadual

6) Alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda

O Alvará de licença é o documento que fornece o consentimento para empresa desenvolver as atividades no local pretendido.

Órgão responsável:Prefeitura Municipal;Secretaria Municipal da Fazenda.

7) Matrícula no INSS

Órgão responsável: Instituto Nacional de Seguridade Social; Divisão de Matrículas – INSS.

8) Certidão de Uso do Solo.

Tal documento deve ser solicitado à prefeitura do município em que o empreendimento pretende instalar-se. A solicitação da certidão deve ser instruída de documentos básicos como planta de localização georreferenciada, termo de uso pretendido, etc. Cabe destacar que os procedimentos para a solicitação de certidão de uso do solo variam conforme município.

Órgão responsável:Prefeitura Municipal;

O empreendedor que deseja montar uma Empresa de Conserto de notebook e Montagem de Microcomputadores também poderá se cadastrar como Empreendedor Individual. Para isso deverá ter um faturamento de no máximo R$ 36 mil por ano e possuir até um empregado contratado que receba salário mínimo ou piso da categoria.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “Serviço de Conserto de Notebook Montagem e Manutenção de Computadores”

Leave a Reply

Gravatar